Oi, meus leitores abandonados...
O Sumiê tem a característica de representar a natureza, os animais e a cultura japonesa ou chinesa, com pinceladas grosas e exageradas junto a linhas finas, sutis e delicadas. Além de ser uma bela e singular forma de arte, representa a filosofia também.
Há relatos de que essa técnica de pintura é milenar (2000 a.C no Japão!!!!), desde então ouve varias alterações, e adaptações, conforme suas necessidades e mudanças na demanda social e econômica.
Para a confecção do Sumiê, utiliza-se tinta feita de fuligem e cola (Sumi) e pincéis de pelo de ovelha ou texugo de maneira a reter muito liquido. Mas é o papel, na maior parte das vezes fino e absorvente, que dá a maior característica desta técnica
Entre a Era Muromachi e a Azuchi-Momoyama, surgiram pintores significativos como Sesson Shoukei, Soukei Oguri, Oukyo Maryuma e Etoku Kano.
Sem esquecer do legendário Samurai Niten Miyamoto(1584-1645), imortalizado no livro "Musashi", era autodidata, ele começou a pintar em 1640, depois de percorrer inúmeros templos nipônicos e tradicionais. O maior pintor do Sumiê foi Sesshu (1420-1506).
Segue algumas imagens:
Kissus
Todas as imagens foram achadas no Google.